sexta-feira, 17 de abril de 2009

Diafonia: A Obra de Arte


Diafonia é um projeto de extensão do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, criado pelo Grupo de Pesquisa DYNAMIS – Filosofia Antiga e seus Desdobramentos.

Este projeto visa resgatar algo comum e presente desde a antiguidade: o diálogo. A filosofia, na sua tradição socrática grega, se desdobrava, constantemente, nas interfaces com os outros saberes. Lembremos, por exemplo, o Banquete de Platão, ali estavam presentes o mito, a poesia, a medicina, a comédia e também a política, todos compartilhando uma situação de diálogo e diferença para se aproximar da potência de Eros. Neste evento, realizado em 15 de abril de 2009 na Livraria Saraiva (Shopping Center Recife), convidamos dois professores de áreas diversas para desenvolverem duas falas sobre o tema “A Obra de Arte”.

Prof. Maria do Carmo de Siqueira Nino possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e doutorado em Doctorat en Arts Plastiques et Sciences de l Art - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora de artes plásticas da Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em fotografia, arte contemporânea e história e crítica da arte.

Prof. Jesus Vázquez Torres possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em Filosofia e Ciências Sociais - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e Ontologia, atuando principalmente com Hegel e Heidegger.

Um comentário:

  1. .

    Somos eternas possibilidades por que o futuro é uma probabilidade?

    ou

    O futuro é uma probabilidade por que somos eternas possibilidades?

    - Talvez a resposta pra isso esteja em outra resposta, contida na diferença entre o artista e o filósofo.

    - E onde está a diferença entre o artista e o filósofo?

    - Está no caminho da busca.

    - O filósofo pensa (e a práxis desse ato são os escritos filosóficos), descobrindo-se no devir raciocinista.

    - O artista sente e faz (e a práxis desses atos são as múltiplas obras de arte – plásticas, música, poesia, arquitetura), descobrindo-se no trajeto da construção.

    - Sem que um caminho negue o outro; sem que uma prática negue a outra; sem que as conseqüências se neguem, ambos - filósofos e artistas - sempre buscam possíveis soluções para os problemas da vida com um único objetivo: oferecer felicidade necessária e suficiente pras pessoas.

    .

    =)

    Esse post foi uma singela homenagem ao Diafonia. Foi ótimo.

    Beeeijos pra todos.

    .

    fel. http://www.cincobombas.blogspot.com/

    .

    ResponderExcluir

Programação final do II Encontro DYNAMIS de pesquisadores em Filosofia Antiga e nos Estudos Clássicos

Terça feira, 23 de Abril de 2019 08h00 - 09h30 Registro dos Participantes 09h30 – 10h00 Abertura do Evento: Coordenadores. ...